Eneagrama-6

Home - Eneagrama-6

Chegar até aqui, é o início da busca, parabéns! Você pode ser um “tipo” 6 no Eneagrama. Leia a breve descrição abaixo e veja se ela “toca” você. Este teste é apenas uma possibilidade, uma orientação. Usar o Eneagrama para autodesenvolvimento é tarefa pessoal e intransferível.

Normalmente leal, trabalhador, cauteloso, o 6 é um pensador criativo. Desconfia da autoridade e tem tendência a contestar, entretanto, espera , inconscientemente, encontrar um líder confiável que não precise contestar. Os 6 sentem necessidade de segurança e aprovação, são geralmente hiper vigilantes e tomam precauções contra qualquer ameaça, real ou percebida. Questionam as próprias decisões, os motivos dos outros e a segurança de qualquer situação. Para eles, imaginar as piores situações, é uma maneira inteligente de pensar. Costumam até irritar-se com pessoas que não previnem desastres ou as consideram agourentas. Seu objetivo é simplesmente estarem preparadas porém, parecem exageradas.

Podem variar de reservados e tímidos a francos e confrontadores – reagem ao medo – ou demonstrando ou “pulando logo” para ficar livre da sensação. Em geral não se reconhecem como tipos “medrosos” e nem mesmo se percebem como temerosos. Cautelosos, não vão se colocar em risco (ou os outros). Corteses, alegres e divertidos, são produtivos e impõem ordem na vida. Podem ter dificuldade em lidar com o sucesso, amedronta.

Apesar de serem contestadores, é importante para eles a tradição na família e na sociedade.

Procuram clareza em regras e regulamentos, não suportam suspense. São firmes, até agressivos, com os “subordinados” e, mesmo contestando, agem com submissão ao “chefe”. Ao contrário da vigilância do 3 – ter tudo sob controle – sua vigilância procura significados ocultos, sempre de “pé atrás”. Pensam perceber sempre o que os outros estão escondendo. São sociais, gostam de receber – a casa de um 6 é sempre hospitaleira – e pertencer a grupos, principalmente pela segurança de união contra um inimigo comum.