Eneagrama-4

Home - Eneagrama-4

Você é especial, todos somos, parabéns! Você pode ser um “tipo” 4 no Eneagrama. Leia a breve descrição abaixo e veja se ela “toca” você. Este teste é apenas uma possibilidade, uma orientação. Usar o Eneagrama para autodesenvolvimento é tarefa pessoal e intransferível.

O 4 sente necessidade de buscar um significado para a vida e anseia excessivamente por amor. Possui uma sensação interior crônica de escassez e imperfeição e inclina-se para o refinamento tentando ser diferente. Ele torna a vida mais intensa e dramática. Sua habilidade em perceber as maravilhas do mundo e dos outros causa nele sensações de inferioridade e inveja. Os 4 gostam de buscar o artístico, o significante, enfim, o incomum em todos os aspectos da vida humana. O que os outros podem considerar até mórbido, eles valorizam como profundo e autêntico. Possuem também um certo ar especial.

Geralmente alimentam um senso trágico da vida e podem possuir inclinação para as artes.

Podemos dizer que, sendo o 1 ético, o 4 é estético, ama a etiqueta. Assim como o 1 é rígido em regras e procedimentos o 4, por sua vez, é rígido e crítico com as regras de etiqueta. Como a criança 3 aprendeu a brilhar para obter atenção, o 4 aprendeu, para obtê-la, a exagerar a expressão do sofrimento, podendo até ter escolhido um curso de vida doloroso. Existe a esperança, da qual ele mesmo não tem consciência, de obter amor através do sofrimento.

Com relação a relacionamentos, entretanto, os 4 evitam sentimentos comuns, colocando metas mais ou menos impossíveis. Concentram-se nos relacionamentos e nos sentimentos, porém tendem a relações tipo “atrai / rejeita” pois, quanto mais distantes, mais perfeitas as pessoas lhes parecem. São também pessoas autênticas e, honestamente, solidárias com o sofrimento dos outros. Quando a vida se banaliza , entretanto, podem ter crises emocionais ou existenciais.