Eneagrama-1

Home - Eneagrama-1

Mesmo considerando possíveis imperfeições do teste, parabéns! Você pode ser um “tipo” 1 no Eneagrama. Leia a breve descrição abaixo e veja se ela “toca” você. Este teste é apenas uma possibilidade, uma orientação. Usar o Eneagrama para autodesenvolvimento é tarefa pessoal e intransferível.

Cheio de princípios, organizado, perfeccionista, punitivo, crítico, o E-1 tem padrões de exigência muito elevados para consigo mesmo e com os outros. É sempre muito bem comportado e civilizado; tem dificuldade em ser espontâneo. Percebe o mundo em termos de certo ou errado, sem área intermediária. A autocrítica é um traço constante em sua vida e sempre espera críticas dos outros, nem que sejam leves. Como espera críticas, pensa que os outros também as esperam e, assim, toma a iniciativa de criticar, até por amor.

Pode ser visto como aristocrata e arrogante devido a sua postura e rigidez.
Aparentemente calmo e insensível nas manifestações de emoções como amor e raiva.
Vive em um padrão irrevogável tanto para grandes como para pequenos itens.
Pode ser autoritário e reprovador, disfarçado atrás de regulamentos e formalismos; recorre a regras “acima” de si. Pode parecer compulsivo na busca da perfeição.
Leva tudo muito a sério. Seu sucesso, prosperidade e segurança, são considerados mais como uma prova das suas virtudes, do que algo a ser desfrutado.

Tem dificuldade para aceitar elogios, principalmente genéricos, e para reconhecer suas próprias conquistas. Em geral, seu prazer vem de um trabalho bem feito, porém, o 1 não precisa da admiração dos outros, ele precisa do respeito. Geralmente controlado, não apenas nas atitudes e no ambiente, mas também nas emoções, pode se tornar confuso se as coisas saírem do controle. É um tipo muito difícil de agradar, meticuloso com forma e detalhe.